quinta-feira, 17 de abril de 2008

Pecados novos a vista???

Segundo o Papa Bento XVI, sim. E não existem só os antigos. Agora, temos os novos pecados instituídos e legitimados pela Igreja Católica। Os que praticávamos não eram suficientes para o novo Papa – não tão novo assim.
Para Bento XVI a atualização dos pecados se fez necessária por vivermos, atualmente, em um mundo globalizado। Logo foi preciso uma adaptação dos pecados a tal realidade nova.
“A queda do sentimento de pecado no mundo secularizado” foi o que motivou o Papa a tomar essa iniciativa. Os novos pecados foram incorporados aos antigos e devem ser seguidos por todos os cidadãos católicos no mundo inteiro. Entre os novos pecados estão o uso de drogas, a manipulação genética, a poluição ambiental e a desigualdade social que aumenta a injustiça social e que, por conseguinte, alimenta a pobreza extrema. Quem fica muito rico também peca, sem falar naquele que causa a pobreza – o responsável direto. Todas essas iniqüidades, se cometidas pelo fiel, deve ser confessado imediatamente a fim de receber a punição equivalente e pleitear um lugar no Céu. Diante dessa nova lista de pecados só se pode chegar a poucas conclusões. Uma delas é a de que os políticos brasileiros devem se confessar imediatamente e, o garoto que pega o baseado na escola, também, não pode perder tempo. Até porque, antes não existiam dúvidas quanto ao inferno, sabíamos o quanto ele era ruim, no entanto, hoje já não podemos afirmar muito sobre ele. Se tiverem dúvidas quanto a procurar um padre ou não, lembrem-se apenas que o inferno – esse que conhecemos – sempre foi pior do que o mundo que vivemos e, se esse mundo já está assim, imaginem os horrores que não deve estar o novo inferno.

Nenhum comentário: